segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade 1.1


Proinfo Integrado

Curso: Tecnologias em Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs

Nome: Celma Neves Tabosa
Unidade: 1
Atividade: 1.1
Formador: Jorge Souza de Jesus

Texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

As tecnologias da informação estão cada vez mais presente em nosso cotidiano e a escola tem que se adequar as mudanças e não pode ignorá-la pois hoje a escola não é a primeira fonte de conhecimentos dos alunos e nem a única, o papel da escola será proporcionar o acesso a esses conhecimentos e dar sentido as essas informações e ajudar os alunos a construir seu próprio ponto de vista e formá-los aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequada, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem. Os conhecimentos adquiridos com o tempo, através de tantas mudanças tecnológicas precisam ser revistos para que possam ser adequados a nova realidade, sendo assim diante do mundo globalizado em que vivemos a sociedade está se transformando e os indivíduos tem a necessidade de estar buscando ampliar seus conhecimentos tecnológicos.
Os alunos necessitam adquirir competências básicas nas diferentes áreas do currículo para enfrentar os desafios na sociedade do conhecimento sendo: aquisição de informação, interpretação de informação, análise da informação, compreensão da informação, comunicação, os professores e alunos precisam mudar seu perfil em ensinar e aprender, sendo necessário uma mudança nas concepções. Entretanto embora mesmo vivendo em uma sociedade do conhecimento, ainda assim o acesso a esses conhecimentos não é fácil ,quem não pode ter acesso às múltiplas formas culturais de representação simbólica socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido. Um dos maiores desafios dos nossos sistemas educacionais é apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário