segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade 2.2 Pesquisa sobre Hipertexto

Proinfo Integrado
Curso Tecnologias em Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs
Nome: Celma Neves Tabosa
Unidade: 2
Atividade: 2.2
Formador: Jorge Souza de Jesus

A navegação no google a procura da definição do conceito de hipertexto facilitou muito minha pesquisa ao clicar nos links, conheci e descobri coisas inesperadas que somaram muito para meu aprendizado.
O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas, um texto pode ter diversas palavras, imagens ou sons que ao serem clicadas, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser só interativo e sim explorativo ao navegar pela internet vamos encontrando endereços e sites, palavras sublinhadas, ícones piscando e muitos outros atrativos que nos levam a clicar o mouse e abrir diversas janelas.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço em relação à construção textual flexível, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocados do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha por onde começar e em que ordem seguir.
O hipertexto rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno a pesquisa e a produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas

Sem comentários:

Enviar um comentário