Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias em Educação Ensinando e Aprendendo com as Tics
Nome: Celma Neves Tabosa
Unidade: 2
Atividade: 2.3 e 2.4 Conceituando hipertexto individualmente
Formador: Jorge Souza de Jesus
O hipertexto conecta palavras e frases cujos significados ligam-se uns aos outros, ou seja, o texto na verdade é sempre um hipertexto, já que estabelece na mente do leitor uma rede de associações. ( Lévy, 1993 apud Aquino, online. Pág 3)
O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador dos termos hipertexto e hipermídia escreveu:
“ Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente hipermídia, que significa ramificaçoes complexas e gráficos, filmes e sons responsivos- assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo multimídia interativa, quatro sílabas mais longa e em que expressa a ideia de hipertexto estendido”- Nelson, Literary Machines 1992.
A principal diferença entre um texto linear e os hipertextos é que um texto linear é geralmente lido de forma sequencial como um exemplo temos os romances e as novelas e no hipertexto podem ser lidos de muitas formas em muitas ordens diferentes várias palavras ou expressões, ao longo do hipertexto, podem remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto, exatamente como fazemos quando pesquisamos um assunto novo em uma enciclopédia portanto o hipertexto é um texto não linear onde não há uma linha única para seguir ao lê-lo, mas sim muitos caminhos possíveis.
O uso do hipertexto na educação e seus aspectos positivos:- quebra na linearidade que as mídias tradicionais impõem com ferramenta didáticas
- Ampliação da quantidade de informações disponíveis
- Flexibilização da sequência da leitura da informação permitindo um aprofundamento maior ou não em determinados tópicos
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